Encontro de Evangelização 02

Discipulado de Jesus Cristo

Discipulado de Jovens

Encontros de Evangelização

Participação: crianças de 7 a 11 anos

Responsável: Evangelista

Encontro 02: O Amor é o maior cuidado

1.       Acolhida e oração inicial:

Vamos fazer a ginástica do amor de Deus.

Vocês sabem quão grande é o amor de Deus por nós?
O amor de Deus é tão grande, mas tão grande, tão grande (enquanto fala, vai esticando os braços devagarinho e continua repetindo: tão grande, tão grande… até estar com os braços bem esticados para os lados);
O amor de Deus é tão grande, que me cerca pela direita (alongue seus braços para a direita até onde puder);
O amor de Deus é tão grande, mas tão grande ,Que me cerca pela esquerda (alongue seus braços para a esquerda);
O amor de Deus é tão grande, mas tão grande, Que me cerca pela frente (com as mãos entrelaçadas, estique seus braços para a frente);
O amor de Deus é tão grande, mas tão grande, Que me cerca por trás (agora faça o mesmo, esticando os braços para trás);
Que me cerca por baixo (faça até onde puder, sem dobrar os joelhos: o lance é alongar! Prepare-se pois as crianças podem fazer melhor que os professores esse aqui!!!);
e que me cerca para cima (estique o máximo que puder, e vale ficar na ponta dos pés também);
Ahhh, o amor de Deus é tão grande, mas tão grande, que me cerca por todos os lados! (dê um giro de 360°);
Amor de Deus é tão grande ( abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Tão grande  (abrindo os braços)
Tão grande (abrindo os braços)
Que eu não posso medir (com as mãos no coração)
Mas Ele está no meu coração

Cantar Em nome do Pai

2.       Louvor e animação
(colocar músicas de louvor e animação que sejam adequadas para as crianças)

3.       Oração de Súplica ao Espírito Santo
Fazer oração de repetição com eles e colocar uma música fácil para que eles possam cantar junto.

4.       Palavra de Deus: 1 Coríntios 13, 1-8
Partilha: perguntar – de que fala a leitura que acabamos de ouvir? Cada um vai falando do assunto.

5.      Aprofundamento (Texto para ser lido pelo evangelista, como preparação para o encontro)
- No encontro passado, vimos que nós precisamos de muitos cuidados. Hoje percebemos que o cuidado mais importante é o amor. Sem amor, ninguém pode viver.

- O amor é aquilo que a gente mais precisa para ser feliz. Toda pessoa gosta de se sentir amada, bem-acolhida por todos. Seria horrível se ninguém gostasse de nós. Nós nos sentiríamos desprezados e sem valor. Mas, quando nos sentimos amados, nosso coração fica em paz. Por isso, o texto hoje fala do amor e mostra como é o amor de que precisamos: um amor que significa paciência, bondade, alegria, mansidão. Essas são sinais de amor e tornam nossa vida mais feliz.

- Precisamos do amor dos nossos familiares, dos nossos amigos, da paciência e compreensão das pessoas com quem com vivemos. Mas há um amor muito especial em nossa vida: o amor de Deus. Deus nos ama profundamente, mais que qualquer outra pessoa. Eles nos ama com um amor tão grande e tão forte que nada pode nos separar dele. Sentir esse amor de Deus é muito importante para a nossa felicidade. O amor de Deus nos traz paz e tranquilidade e nos faz sentir felizes.

- O texto que ouvimos mostra como o amor é: bondoso, paciente, alegre, pacífico. E avisa: no amor não há espaço para o orgulho, o egoísmo, a raiva, a maldade e outras coisas desse tipo. Todos sabem como essas coisas prejudicam a nossa vida. Então, vamos guardar isso. As pessoas precisam de amor. Precisam amar e sentirem-se amadas. E o maior amor é o amor de Deus.

Fonte: Deus é Amor - Encontros Com Crianças de 8 a 11 Anos - Pe. Orione Silva, Solange Maria Carmo

6.       Atividade prática

- Montar um painel com o título: O amor é o maior cuidado. De um lado, escrever O AMOR É e do outro, O AMOR NÃO É. Levar as palavras escritas para as crianças colarem no painel. O amor é: paciente, bondoso, alegre, manso, caridoso. O amor não é: irritado, maldoso, triste, violento, egoísta.

7.       Oração no Espírito Santo

Oração no Espírito Santo de acordo com o texto meditado, numa linguagem acessível às crianças.

8.       Dinâmica: "Eu te Amo"

Objetivo: interagir o grupo e explorar determinada temática. (corpo, cores, formas...)
Material: cadeira
Procedimento: em círculo pedi para que uma pessoa fique no meio do círculo e retire a cadeira. No círculo escolha um membro e diga: _Eu te amo! O outro pergunta _ Porque você me ama? ele responde: _porque você está de blusa, por exemplo. E todos que estiverem de blusa tem que mudar de lugar. Sempre uma pessoa ficará de pé, e assim sucessivamente. E quem ficar de pé, continuará a brincadeira.

9.      Avisos e Oração final

- Dar as mãos e rezar assim: Venha, Senhor, nos abençoar, para que em nossa vida nunca falte o amor. Dai-nos força para sermos pacientes, bondosos, alegres, tranquilos e caridosos. Afaste de nós a irritação, a maldade, a tristeza, a violência e o egoísmo. Assim, viveremos felizes e ajudaremos o mundo a ser melhor.

Rezar o Pai Nosso e Ave Maria


Estivemos reunidos Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!