Encontro de Evangelização 01

Discipulado de Jesus Cristo

Discipulado de Jovens

Encontros de Evangelização

Participação: crianças de 7 a 11 anos

Responsável: Evangelista

Encontro 01: Precisamos de muitos cuidados

1.    ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: 
Cantar Em Nome do Pai
Amém!  

2.    Louvor e animação
(colocar músicas de louvor e animação que sejam adequadas para as crianças)

3.    Oração de Súplica ao Espírito Santo

4.    Palavra de Deus: Lucas 13, 6-9

Partilha:
Perguntar:
·         O pé de figo não produzia frutos. Será que ele era preguiçoso ou estava precisando de alguns cuidados especiais?
·         O que vocês acharam da atitude do homem que queria cortar o pé de figo?
·         O que vocês acharam da atitude do homem que propôs cuidar melhor do pé de figo?
·         Quem foi mais inteligente: o dono do quintal ou o empregado? Por quê?

Fonte: Deus é Amor - Encontros Com Crianças de 8 a 11 Anos - Pe. Orione Silva, Solange Maria Carmo

5.    Aprofundamento (Texto para ser lido pelo evangelista, como preparação para o encontro)
Um desejo que toda pessoa tem é o desejo de ser feliz. Ser feliz é a gente estar de bem com a vida, sentir-se realizado, tranquilo e em paz. Para isso, a gente precisa de muitos cuidados.
Podemos entender isso, comparando a nossa vida com a figueira do Evangelho. A figueira foi plantada para dar frutos. Quando a árvore dá bons frutos, entendemos que ela está bem cuidada. Uma árvore mal cuidada costuma não produzir seus frutos. Foi isso o que disse o agricultor que cuidava da figueira: “Vamos cuidar dela melhor, adubar, colocar água, afofar a terra. Quem sabe assim ela não produz frutos?”
Nós somos parecidos com essa figueira, porque também precisamos de muitos cuidados para nos sentirmos felizes, tranquilos e satisfeitos. Uma pessoa malcuidada não vai se sentir bem, de modo algum.
No Evangelho, vemos duas atitudes diferentes. O agricultor conhece as necessidades da figueira. Vê que ela está sem frutos porque está malcuidada. Ele sabe lidar com as plantas. O dono do quintal não conhece muito dessas coisas. Ele vê que a figueira não dá frutos e já quer cortá-la. Ele não entende que a planta precisa ser bem cuidada.
Que mensagem Jesus quer nos transmitir com esse caso da figueira? Ele quer mostrar que Deus é alguém muito especial que sabe cuidar de nós, como o agricultor sabe cuidar da planta. Deus sabe que precisamos de muitos cuidados. Deus quer nos ajudar para que cada pessoa – cada criança - se sinta feliz, tranquila, com o coração em paz. Com esses cuidados de Deus, a gente vive muito melhor.

Fonte: Deus é Amor - Encontros Com Crianças de 8 a 11 Anos - Pe. Orione Silva, Solange Maria Carmo

6.    Atividade Prática

Expor um cartaz dividido ao meio, com o tema do encontro: de um lado, a figura de uma criança; do outro, figura de uma planta.
Comparar a criança com a planta: ambas precisam de muitos cuidados para desabrochar e crescer felizes e saudáveis.
Perguntar à turma quais os cuidados necessários para a planta e para a criança. Ir anotando no cartaz.

Fonte: Deus é Amor - Encontros Com Crianças de 8 a 11 Anos - Pe. Orione Silva, Solange Maria Carmo

7.    Oração no Espírito Santo

Oração no Espírito Santo acordo com o texto meditado, numa linguagem acessível às crianças.

8.    Dinâmica:  

Dinâmica da bexiga (Realizada somente com a turma da tarde)

"Entregar uma bexiga para cada catequizando.Catequista: Eu queria dar um presente a cada um de vocês. Andei pelas lojas e encontrei uma que vendia coisas diferentes. Entrei nela e comprei um pouco de sol, um pouco de chuva, um pouquinho de vento e bastante sorriso. Comprei um pouquinho de lágrimas, pois há pessoas que gostam de chorar nas alegrias. Comprei um pacote de razão. Comprei serenidade, paciência, respeito, sinceridade, verdade. Comprei muita compreensão perdão, romantismo e gentileza. Vi pacotes de amor e paz junto com a alegria e comprei muito, muito mesmo. Tinha orgulho, vaidade, mas isso eu não comprei nada. Da solidão eu passei longe, mas fui no balcão da amizade e do companheirismo e comprei tudo o que havia. Comprei também essa bexiga, que simboliza o coração de vocês, para que vocês pudessem guardar esses presentes dentro dela. Vamos então encher essas bexigas com esses presentes? ... Bem devagar para não estourar... Encheram?... Agora cada um pense em mais um presente desses e coloque dentro da bexiga, enchendo ela mais um pouquinho. Agora, amarre a bexiga! Ah! Lembrei-me de uma coisa. Esses presentes não podem ficar só conosco. É preciso fazer o gesto da partilha. Vamos então trocá-los uns com os outros. (Trocar as bexigas). Agora que vocês trocaram preciso contar-lhes um detalhe. Na loja especial onde encontrei tudo isso, me disseram que esses presentes precisam ser espalhados pelo mundo e essa missão é nossa, precisamos transbordar esse mundo com esses presentes maravilhosos. De que maneira? Vamos estourar as bexigas."

9.    Avisos e Oração final

Rezar o Pai Nosso e Ave Maria


Estivemos reunidos Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!