Discipulado Local de Jovens - Fortaleza Reunião do Corpo de Apostolado Extensional do Discipulado de Jovens (11/01/2014)

 Sedes das Extensões
Dirigente: Articulador do Discipulado de Jovens
Participação: Discípulos Servidores e Discípulos Estagiários.

18:00h – Ambientação e providenciar cópias do texto para os participantes.
19:00h – Louvor e Súplica ao Espírito Santo
19:30h – Palavra de Deus (Pr 4, 10-27) e partilha em oração
19:40h – Reflexão / Formação

Disciplina Pessoal 2014: Viver nossa vocação, focar nosso projeto, priorizar o DJC

Bom dia discípulos de Jesus!

Terminando o ano de 2013, louvamos e agradecemos a Deus pelos grandes passos que foram dados no rumo da organização geral da nossa vida e missão.

Este é o tempo do discernimento da Disciplina Pessoal. Cada discípulo deverá apresentá-la ao seu respectivo DCA responsável, para receber os direcionamentos próprios da Obra DJC.

Por isso, cada discípulo deverá considerar na sua Disciplina a nossa vocação e o nosso projeto.

Ou seja, somos uma vocação. Vocação é vida, e vida é prioridade.

Quem caminha no DJC já possui tudo o que é necessário para caminhar como cristão.

Aquilo que não temos, a Igreja já nos oferece, como a Santa Missa, os Sacramentos, a Doutrina Cristã e ajuda em uma pastoral.

Por isso, um discípulo não precisa ficar procurando em outros lugares aquilo que já é próprio do DJC lhe oferecer. Porque com o tempo vai ficando muito cheio de compromisso, não tem tempo para aprofundar sua vida de oração pessoal, as formações próprias do DJC, os encaminhamentos do acompanhamento personalizado, a presença na casa do DJC e o convívio diário com os irmãos. Com o tempo não pode mais nem respirar...

À medida que se compromete com coisas paralelas ao DJC, não consegue rezar a sua caminhada DJC e tudo vai de água abaixo. A presença no DJC fica superficial e quando forem feitos os encaminhamentos, como o discípulo não está vivendo a vocação DJC, pensa que é só burocracia, explode, se revolta e deixa de caminhar.

Por isso, os responsáveis pela Obra zelem que os seus acompanhados vivam a vocação DJC, estejam presentes no dia-a-dia, cresçam na irmandade uns com os outros e não assumam coisas paralelas ao DJC, mesmo que seja só para participar.

Como discípulos da Obra DJC, temos que focar o nosso projeto próprio dentro da Igreja. Cada movimento da Igreja tem uma missão própria para realizar. O DJC também.

Então, seja nos encontros e reuniões, seja cada discípulo no dia a dia, todos temos que focar nosso projeto, rezar, interceder, convidar pessoas, divulgar, fazer panfletagem, ajudar financeiramente, um organismo ajudar o outro organismo do DJC, VESTIR MESMO A CAMISA, etc

Focar nosso projeto DJC: SER E FAZER DISCÍPULOS!

Nosso projeto acontece no Siloé.  O Siloé é o grande encontro de oração semanal. Devemos priorizá-lo. Não marcar nada paralelo, nem mesmo só uma "vezinha". Chegar cedo...

A Missa do Siloé deve ser muito ungida, celebrada dentro do nosso carisma. Deve ser uma Missa de Cura e Libertação, bem divulgada, bem preparada, bem ungida.

Quando não tem missa, mesmo assim os Discípulos Servidores devem realizar o Siloé com muita autoridade, parresia e unção. Ministrar orações profundas, pregar a Palavra de Deus com parresia etc

Para tanto, para que o Siloé seja bem realizado, devemos focá-lo, direcionar o povo para ele, não pegar muita coisa para não faltar força...

Do Siloé, devemos encaminhar as pessoas para as Fraternidades Cristãs. Um Reavivamento depois do outro, sempre formando novas Fraternidades. Cada Fraternidade seguir o MEAD, um temário após o outro!

É isto que é o DJC desde os inícios. Esta é a nossa originalidade. Esta é a nossa vocação e missão!

Por isso, os discípulos devem viver a vocação, focar o nosso projeto, priorizar o DJC.

Tudo isto tem a ver com a Disciplina Pessoal que cada discípulo deve apresentar nesses dias ao seu respectivo DCA que lhe acompanha.

Por isso é muito importante que nossas casas estejam abertas todas as noites, com o terço às 18h, lanchonete, tabernáculo para oração pessoal, lugar para o pessoal conviver, se encontrar, conversar no dia a dia.

Só falar isso para um discípulo não é suficiente. Ele nem vai entender o espírito, o sentido do que estamos falando aqui. Ele vai ficar só na letra morta e até repugnar essas orientações, porque a letra mata, o Espírito é que dá a vida. Por isso, cada responsável deve falar desse assunto, desta orientação do DJC pessoalmente com cada discípulo, rezando, explicando, motivando... Aí ele vai entender, vai priorizar o DJC e vai aprofundar a sua vida e missão como DJC.

Formar discípulo é isso... é no dia a dia. É ir orientando, explicando, acolhendo, amando. E sempre chamando para a presença, para a participação. E um ir chamando o outro... É desta forma que somos DJC. É desta forma que ajudamos a Igreja: vivendo a nossa vocação DJC, realizando a nossa missão, focando o nosso projeto.

O povo precisa de orientação. Se for de qualquer jeito e pra todo evento que aparece, o povo fica baratinado. Por isso repito: Dentro do DJC temos que focar o projeto do DJC.

Feliz Natal e próspero ano novo!

Força na Caminhada Discipular!

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC

20:30h – Oração

Em sintonia com o que foi meditado na Palavra de Deus e refletido na formação.

20: 45h – Caminhada Discipular

·      19/01/2014 – Discipulado de Jesus Cristo, na Mucunã. Encontro para todos os discípulos de Jesus e convidados. Início às 08:00h e encerramento às 15:00h com a Santa Missa. Neste dia os Discípulos Comprometidos de Aliança (DCA’s) renovarão o seu Compromisso de Aliança com Deus dentro da obra DJC e os vocacionados farão o Compromisso de Aliança.

·      Entregar para cada jovem a Disciplina Comum do Discipulado de Jovens Geral, orientar a organização da Disciplina Pessoal de cada discípulo e marcar horário para observá-la.

·      Precisamos ser fiéis ao nosso MEAD (Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos), para isso precisamos utilizar os Temários do DJC. Assim, peço que cada Articulador e/ou Coordenador de Fraternidade envie, para mim, o planejamento do uso dos Temários, informando quais temários verão em 2014 e o período correspondente ao mesmo.

·      Reavivamento No Espírito Santo Específico – cada Discipulado de Jovens Extensional já deve ir meditando a data para o mesmo, incluindo-a na Disciplina Comum do Discipulado de Jovens Extensional, a qual deverá ter as datas da Disciplina Comum do Discipulado Geral de Jovens e as do DJC Extensional. Enviar, para mim, também a Disciplina Comum do Discipulado de Jovens Extensional.

·      Meu e-mail: edilmadjc@gmail.com

·      24/01/2014 – Encontro aberto. Meditem a temática e a metodologia do encontro.


21:00h – Avisos e despedidas

Observação: Discipuladores das Fraternidades de Jovens e Articulador podem aproveitar este dia para efetivar o acompanhamento personalizado.
Graça e Paz!

Edilma Santos

Conselheira Local do Discipulado de Jovens