Corpo de Apostolado Local do Discipulado de Jovens do DJC Fortaleza (28/05/13)



 
Credenciamento e organização 28/05/13

 - Corpo de Apostolado Extensional do Discipulado de Jovens do DJC Antonio Bezerra:
Antonio Luis do Nascimento Filho
Francisco Leonardo Lima Braga
Socorro Denyan da Costa (DE)
Ana Virginia Andrade de Freitas (DE)
Ana Flavia Silva Nogueira Alves (DE)
Carla Edilane Policarpo Carneiro (DE)

- Corpo de Apostolado Extensional do Discipulado de Jovens do DJC Cascavel:
Maria Edilma Saboia Santos
Nataline Cláudio do Nascimento
Jermana dos Santos Silva
Samara Celestino da Silva
Carlos Ney de Lima Júnior
Veroneide Fabrício da Silva
Jerson dos Santos Silva
Valdilene Rodrigues
Jaqueline Otaviano
Cleiciane Valente (DE)
João Filho (DE)

- Corpo de Apostolado Extensional do Discipulado de Jovens do DJC Canindezinho:
Joveline da Silva Pontes
Velma Maciel
Ila Pereira
Raquel Gomes de Menezes Lima
Valdênio Batista de Lima
Gabriela Barbosa da Silva
Gabriel Barbosa da Silva
Maria Rosani de Sousa Alves



- Corpo de Apostolado Extensional do Discipulado de Jovens do DJC Palmácia:
Maria Edinelda (Otinha)
Antônio Danilo de Araújo Sousa (DE)
Jair de Sousa (DE)


Credenciamento e organização 28/05/13
Obs: Falta falar com Acompanhantes das Extensões

Fraternalmente,

Maria Edilma
Conselheira Local do Discipulado de Jovens do DJC Fortaleza

Encontro de Espiritualidade e Formação do Corpo de Apostolado do Discipulado Local de Jovens – Fortaleza




Dias 25 e 26 de maio.

Local: Fraternidade de Aliança, Maracanaú.

Participantes: Todos Discípulos Servidores do Discipulado Local de Jovens do DJC Fortaleza.

Maiores informações: Edilma (Conselheira Local)

Discipulado de Jovens 11/05/2013


Discipulado de Jovens

Segundo sábado de Maio (11/05/13)

Nas Sedes das Extensões

Dirigente: Articulador do Discipulado de Jovens

Participação: Todos os jovens, adolescentes e crianças que caminham no Discipulado de Jovens. Encontro aberto para outros jovens, adolescentes e crianças que queiram participar.

Observação: O horário abaixo é uma referência. Conferir com o Articulador o horário certo do Discipulado de Jovens na Extensão.

18:00h – Ambientação e providenciar cópias do texto para os participantes.

19:00h – Louvor e Súplica ao Espírito Santo

19:30h – Palavra de Deus (Gl 5,13-26) e Formação

Omite-se a pregação. Mas, a leitura do texto deve ser dinamizada, de forma que não se torne cansativa e enfadonha para os participantes.

Tema: Sou livre! Escolhi ser de Deus! Que problema há nisso?

“Não é o caminho que é impossível. É o impossível que se torna caminho”. Foi para a liberdade que Deus nos chamou. E liberdade é a capacidade que temos de fazer as nossas próprias escolhas.

Temos a possibilidade de escolher o nosso próprio caminho. Podemos nos decidir pelo Senhor Jesus ou não. E uma vez feita uma escolha, todas as nossas forças devem estar voltadas para concretização da mesma.

Somos jovens! E Deus nos convida a vivermos a liberdade desde a nossa juventude. Mas... Cuidado! Isso não quer dizer que posso fazer tudo o que der “na telha”, sem medir as conseqüências de minhas escolhas e atitudes tanto na minha vida pessoal quanto na vida do outro. E, claro, na missão que assumi dentro da Igreja e do DJC.

Você é livre para fazer suas escolhas, e é igualmente responsável pelas conseqüências delas. A cada vez que você faz uma escolha, deixa para trás uma variedade de opções, as quais poderia ter escolhido. No entanto, a partir do momento que você escolheu uma delas, todas as outras devem ser esquecidas. Se escolher ir por determinado caminho precisa perseverar no caminho escolhido, não é possível caminhar por duas veredas ao mesmo tempo. Não dá para servir a dois senhores.

É preciso coerência, ou seja, se escolhi caminhar com Jesus Cristo na Igreja e no DJC, então minha vida deve ser uma luta intensa e constante para viver de acordo com os mandamentos do Senhor que nos diz: “Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama” (Jo 14, 21). E ainda completa: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23).

Liberdade é escolher, e escolha implica renúncia. Quando fazemos uma opção, renunciamos todas as outras opções e, também, a tudo o que nos afaste do nosso propósito. Se você decidir cursar uma faculdade vai precisar fazer algumas renúncias, tais como, perder algumas horas de seu lazer para estudar e se preparar para o vestibular ou Enem, esquecer mais a TV, as saídas freqüentes com os amigos... Começando a faculdade, terá que dispor de mais tempo ainda para se dedicar ao curso, deixar de comprar algumas coisas que gosta porque precisa comprar livros, xérox...

Nossa vida é feita a partir das nossas escolhas. O negativo neste processo é que o mundo que nos fala tanto de liberdade, de podermos escolher quem queremos ser, convida-nos a todo instante a sermos iguais a todo mundo, e ainda nos deixa a ilusão de que ser livre e diferente é fazer o que a maioria faz. Você é livre para escolher ser igual aos outros, é o que prega a mídia. Veja a historinha abaixo:

“Procusto era famoso por sua “acolhida” e “simpatia”. Mas sua fama na vizinhança era apenas fachada. Falava mentira e das bravas. O camarada acolhia os viajantes que passavam pelo vilarejo onde morava e os levava para a sua casa. Mas lá, ao invés de banquetes e uma caminha fofinha, com cobertor bom para descansarem e dormirem aquecidos, ele oferecia para as pessoas sua famosa cama de torturas. Era uma cama de ferro. E o cara era tão estranho e mau, que tinha o costume de “medir” as pessoas.

Ele obrigava suas vítimas a deitar na sinistra cama. Se fossem altas e suas pernas sobrassem para fora da cama, já era. Ele as decepava! E se fossem baixinhas, ele esticava seus membros até alcançarem as dimensões ditadas por ele. Ele não respeitava o diferente; queria fazer as coisas conforme seus padrões. Era uma régua, e sua medida era a medida para todos. Morreu com a mesma brutalidade que aplicava aos outros. Teseu, defensor dos oprimidos e castigador dos bandidos, o matou em seu próprio leito, cortando-lhe a cabeça.”

É isso que o mundo faz conosco que decidimos ser, de fato, diferentes. Por todos os lados procuram nos moldar de acordo com a sua forma. Somos cortados! Quanta hipocrisia! Fala-se tanto de respeito às diferenças, mas não se respeita uma pessoa que escolhe viver de acordo com a vontade de Deus. E, aqui, lembremos que respeitar não quer dizer concordar. Podemos respeitar a liberdade do outro de pensar e agir de maneira diferente mesmo sem concordar com ele.

Respeitam-se as mais variadas maneiras de viver, as quais, geralmente, são contrárias à santidade a que Deus nos chama. Praticamente tudo aquilo que é contrário aos princípios cristãos é visto pela nossa sociedade como normal, aceitável. Porém, um jovem que escolhe viver unido a Deus não é aceito, e é, muitas vezes, discriminado, desrespeitado pelos membros dos grupos onde está incluído: família, escola, amizades, trabalho.

O pior é que algumas vezes nos deixamos moldar, renunciamos ao nosso direito de ser diferente para ser igual a todo mundo. E até pensamos que só seremos felizes se seguirmos o que a maioria faz. Além disso, nos fazem acreditar que a santidade é só para alguns, ou apenas para padres, freiras e velhos. E ainda colocam em nossa cabeça que jamais poderemos ser santos como Deus nos pede, pois somos pecadores irremediáveis.

Pelo amor do Senhor, não caiamos nessa armadilha do encardido: Jesus Cristo já se entregou por cada um de nós para nos salvar e o Espírito Santo está presente em cada um de nós exatamente para nos tornar perfeitos como o Pai celeste é perfeito. Nossa santidade depende do nosso esforço pessoal, mas é principalmente obra do Senhor. É Aquele que é Santo, quem nos pode tornar santos. “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível” (Mc 10, 27).

Ao longo da história, Deus já santificou a tantos! Por que não fará ele o mesmo conosco? O que eles tinham no passado que não temos hoje? Apenas uma coisa nos diferencia deles: eles se deixaram conduzir pelo Espírito Santo, e não pelas próprias vontades, impulsos, ou pelas ideias que a sociedade apresentava. Não foi a sociedade quem os modelou. Eles foram lapidados e modelados pelo próprio Deus. Em outras palavras, o Senhor os aperfeiçoou, tornou-os perfeitos. E o mesmo Ele quer fazer conosco, mas precisamos nos abandonar em Suas mãos e confiar no Seu amor misericordioso. “Por isso é que eu lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam” (Gl 5, 16).

Você pode ser santo porque Deus te chama para a santidade e Ele mesmo é quem te santifica. Basta o teu sim e Deus fará grandes obras em tua vida. Só seremos verdadeiramente livres e felizes em Cristo, “pois qualquer liberdade fora d’Ele não passa de escravidão” (São Francisco de Assis). Não há outra maneira de se chegar a uma vida plenamente feliz sem optarmos por Cristo. Sem buscarmos ter uma vida coerente com a escolha que fizemos, sem busca pela santidade no dia-a-dia.

Não se faz um santo da noite para o dia, leva-se uma vida inteira, dia após dia sois chamados a reafirmar a vossa escolha pelo Senhor e a vos tornardes cada vez mais semelhantes a Ele. Serás santo se acreditares que o Espírito Santo pode fazer a santidade acontecer em tua vida, e se deixares que Ele o faça. Que possamos dizer como Diogo Fernandes: “Eu não tenho medo de ser diferente! Não tenho vergonha do Evangelho! De Jesus, da Cruz, nem da Ressurreição! Tenho vergonha, sim, das pessoas que se dizem cristãs e não vivem o que seu Mestre lhes ensinou. Eu tenho vergonha, muita vergonha, quando não sou coerente com o que penso e escrevo. Agora, não tenho vergonha de querer ser melhor, de admitir minhas ideias, meus erros e acertos, de expor meus sentimentos, de buscar ser original, porque Deus me fez assim, e se as pessoas querem me transformar em produto de mercado que fala, ouve e vê o que mandam ouvir, ver e fazer, eu não vou entrar nessa não!”

Você encontrará sempre muitos Procustos em sua vida. Pessoas que ditam como você deve ser, e que não te aceitam se você procura ser diferente. E eles podem estar bem perto. Seus amigos, parentes, colegas de trabalho, vizinhos, os artistas e tantos outros, podem estar ditando a sua maneira de viver e talvez você nem tenha se dado conta desta realidade. Mas já é hora de parar e pensar: quem você está permitindo que comande a sua vida? Tem sido fiel às suas escolhas independente do que dizem os Procustos? Ou você tem sido apenas uma marionete?

É preciso escolher e viver de acordo com a própria escolha. Você não pode escolher um caminho e seguir por outro, isso é contradição. É falta de coerência (deve haver harmonia entre o que eu falo e o que eu vivo). Não existe o discípulo e o pecador. Existe apenas um pecador se esforçando para ser um discípulo autêntico. Consciente das próprias fraquezas, mas certo da misericórdia de Deus. Por isso, reze incessantemente e suplique ao Senhor a graça de permanecer fiel a Ele, já que estás aqui e o escolhestes como Senhor de tua existência. Deixe-se transformar e conduzir por Ele, pois “se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito” (Gl 5, 25). (Edilma Santos)

20:00h – Oração de Bênção
Em sintonia com o que foi refletido na formação.

20:15h – Caminhada Discipular
Articulador incentivar para que coloquem em prática o que foi estudado. Convites para o próximo Discipulado de Jovens, Siloé, etc Orientar que podem convidar outros jovens, adolescentes e crianças para esses encontros abertos. Aniversariantes do mês.

20:30h – Despedida

Lanche (opcional)

Atenção: Neste mês não teremos o Discipulado de Jovens no quarto sábado, pois todos os discípulos servidores estarão no Encontro Local de Espiritualidade e Formação dos Servidores do Discipulado de Jovens.

Fraternalmente,

Edilma Santos
(Conselheira Local do Discipulado de Jovens)